POR FERNANDO H. AHUVIA
Daqui a menos de uma semana, o Corinthians inicia a busca pelo 15º título internacional de sua história. Além do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, e da Copa Libertadores da América, em 2012, o time alvinegro conquistou 12 torneios em que confrontou com adversários de outros países. Goal.com relembra essas conquistas do Timão.
| As conquistas internacionais do Timão |
Pequena Taça do Mundo (1953)
Primeiro título internacional do Corinthians, a Copa Presidente Marcos Pérez Giménez (Pequena Taça do Mundo) foi disputada em Caracas, na Venezuela, em 1953. Além do Timão, o torneio disputado em turno e returno reuniu a Seleção de Caracas, o Roma-ITA e o Barcelona-ESP. Com 100% de aproveitamento, o time alvinegro conquistou a taça com duas rodadas de antecedência ao vencer o Barça por 1 a 0, gol de Goiano.
Taça Charles Miller (1955)
A Taça Charles Muller, que leva o nome do responsável pela chegada do futebol ao Brasil, foi um torneio internacional que contou com as participações do Peñarol-URU, Benfica-POR, Palmeiras, Flamengo e América-RJ. Com quatro vitórias e um empate, o Corinthians se sagrou campeão invicto. Na última partida, a equipe comandada por Oswaldo Brandão venceu o time português por 2 a 1. Águas abriu o placar para o Benfica, mas Cláudio, duas vezes, garantiu a virada para o Timão.
Copa do Atlântico (1956)
A Copa do Atlântico de Clubes Sul-Americanos foi disputada em 1956 por times do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de passar por Danúbio, Santos e São Paulo nas oitavas, quartas e semifinal, respectivamente, o Corinthians enfrentaria o Boca Juniors na final. No entanto, a final não foi disputada por falta de datas e as duas equipes terminaram empatadas.
Copa Cidade de Turim (1966)
Em 1966, o Corinthians conquistou a Copa Cidade de Turim, na Itália. Depois de derrotar a Internazionale de Milão por 3 a 1, o time de Parque São Jorge enfrentou o Español no segundo e decisivo confronto. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, o Timão superou os espanhóis nos pênaltis: 4 a 3.
Torneio Costa do Sol (1969)
Corinthians, Barcelona e River Plate foram os convidados do Málaga para disputar o Torneio Costa do Sol, na Espanha. Na estreia, o Timão venceu o Málaga por 1 a 0. Na final, o time brasileiro e o Barça empataram em 1 a 1 no tempo normal. O duelo teve que ser decidido na prorrogação. O gol do título alvinegro foi marcado por Benê, aos 7 minutos do segundo tempo da segunda prorrogação.
Troféu Apolo V (1969)
No mesmo ano, o Corinthians disputaria e venceria mais um título internacional: Torneio de Internacional de Nova York. Em partida única disputada no Downing Stadium, nos Estados Unidos, o Timão superou o River Plate nos pênaltis depois de empate no tempo normal e trouxe para o Brasil o troféu Apolo V oferecido pela Liga de New Jersey.
Copa São Paulo (1975)
Em um torneio internacional organizado pela cidade de São Paulo, o Corinthians venceu o San Lorenzo pelo placar mínimo e foi enfrentar o rival São Paulo na decisão. Após um empate por 2 a 2 no tempo normal, o Timão levou a melhor nos pênaltis: 4 a 3.
Torneio Feira de Hidalgo (1981)
Em 1981, o Corinthians trouxe para sua sala de troféus no Parque São Jorge mais um troféu de um torneio internacional. Em torneio realizado na cidade de Pachuca, no México, o time do técnico Mário Travaglini passou pelo Independiente-ARG na estreia em jogo marcado por uma briga generalizada entre as duas equipes. Em campo o Timão venceu por 2 a 1, gols de Sócrates e Zenon. Na decisão, vitória por 2 a 0 sobre o América-MEX, gols de Wágenr e Sócrates.
Copa das Nações (1985)
Com a venda de Sócrates e o fim da Democracia Corinthiana, o time alvinegro contratou vários astros para reforçar a equipe, mas ela acabou não rendendo o esperado. Para salvar o ano e justificar o investimento, o Timão conquistou a Copa das Nações ao vencer a seleção do Chile por 2 a 1, em Los Angeles.
Torneio Internacional de Verão Cidade de Santos (1986 e 1987)
Em torneio realizado na Vila Belmiro, o Corinthians venceu o Grasshopper, da Suíça. No segundo jogo, contra o Santos, o Timão venceu por 2 a 0, gols de Lima e João Paulo, e ficou com o título. No ano seguinte, o time alvinegro voltaria a ganhar o Torneio Internacional de Verão Cidade de Santos.
XLII Troféu Ramón de Carranza (1996)
O Corinthians foi o último time brasileiro a conquistar o tradicional Troféu Ramón de Carranza, disputado todos os anos em Cádiz, na Espanha. Na estreia, vitória por 2 a 0 sobre os donos da casa. A decisão foi contra o Bétis. Com dois gols de Marcelinho Carioca, o Timão venceu a partida e conquistou o título que havia sido vencido anteriormente por cinco times brasileiros (Palmeiras, Flamengo, Vasco, Atlético-MG e São Paulo).
Mundial de Clubes da Fifa (2000)
Em 2000, a Fifa realizou no Brasil seu primeiro Mundial de Clubes. Campeão nacional do país sede, o Corinthians ficou no Grupo A, sediado em São Paulo, junto com Real Madrid, Al-Nasser e Raja Casablanca. No Grupo B. com sede no Rio de Janeiro, estavam Vasco, Manchester United, Necaxa e South Melbourne. Campeões de cada grupo, Corinthians e Vasco fizeram a final no Maracanã. Depois de um nervoso empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, o Timão ganhou nos pênaltis por 4 a 3 e se tornou o primeiro campeão mundial de clubes reconhecido pela Fifa.
Copa Libertadores da América (2012)
Neste ano, o Corinthians conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores da América. Vários foram os momentos que ficarão marcados para sempre na memória do torcedor corintiano. Entre eles: o gol de empate nos acréscimos na estreia com o Deportivo Táchira-VEN, a chance clara desperdiçada por Diego Souza, o gol de Paulinho a comemoração do técnico Tite no alambrado, o gol de Romarinho na Bombonera e os dois gols do atacante Emerson na grande decisão com o Boca Juniors, que garantiram ao Corinthians o título invicto.