POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO
Desde 2008, a equipe mundial de editores e especialistas do Goal.com elege os 50 melhores jogadores do último ano, levando em consideração suas conquistas e suas atuações ao longo da temporada. Em 32º lugar, o atacante Emerson, do Corinthians, superou Neymar (36º) e foi o atleta mais bem colocado do ano dentre os que atuam no futebol brasileiro.
Muito elogiado pelo empenho dentro de campo, o Sheik é o principal responsável pelas jogadas mais bonitas e as provocações durante as partidas. Com ele e Jorge Henrique abertos pelas pontas, o time de Parque São Jorge costuma dar bastante trabalho para os adversários.
- Ele foi um dos líderes do Corinthians campeão brasileiro em dezembro, mas foram seus feitos na Copa Libertadores que o colocaram como uma lenda do clube. Uma coisa é certa: Emerson já é um ídolo indiscutível da massa corintiana – declarou Matheus Harb, Editor-Chefe interino do Goal.com Brasil.
Para sempre na história alvinegra |
Márcio Passos de Albuquerque escreveu de vez seu nome na história do Timão ao marcar os dois gols da grande final da Copa Libertadores da América de 2012, contra o Boca Juniors.
Contratado em maio de 2011, Emerson fez sua estreia com a camisa alvinegra no dia 5 de junho, no empate com o Flamengo em 1 a 1, no Engenhão. Com grandes atuações, o Sheik foi um dos principais jogadores da equipe na campanha do pentacampeonato brasileiro, se tornando o primeiro atleta a vencer a competição três vezes consecutivas por clubes diferentes (Flamengo-2009, Fluminense-2010 e Corinthians-2011).
Na Libertadores, o atacante de 33 anos continuou provando seu valor com uma sequência de gols decisivos. Depois de ter balançado as redes duas vezes na fase de grupos, o camisa 11 marcou o golaço da vitória sobre o Santos no primeiro jogo da semifinal.
Na decisão, viria a consagração. Em La Bombonera, Emerson deu bela assistência para Romarinho marcar o gol de empate do Corinthians. Uma semana depois, o Sheik conquistou para sempre o carinho da fiel torcida.
Aos oito minutos do segundo tempo, o camisa 11 recebeu passe de calcanhar de Danilo e mandou para o fundo da rede. Aos 27, o Sheik aproveitou erro do zagueiro Schiavi, partiu em velocidade e tocou na saída do goleiro Sosa Silva.
- Eu venho pensando: 'Por que estou aqui?' O Corinthians tem mais de 100 anos de vida, muitos jogadores passaram por aqui e não tiveram a mesma sorte. Pedi a Deus por este momento. É muito bom estar aqui, é bom atingir os objetivos, ser campeão para esta torcida e para este clube. É algo que não tem preço – afirmou Emerson em entrevista exclusiva ao Goal.com América Latina.
| FICHA TÉCNICA |
|