sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tite estipula 'plano de metas' para incentivar Corinthians no Brasileiro

Tite coletiva Corinthians (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Tite em entrevista coletiva nesta sexta-feira
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Estimular o elenco impondo pequenas metas coletivas e individuais: esse é o método que o técnico Tite utilizará para tentar manter a evolução do Corinthians no Campeonato Brasileiro. A 11ª colocação na tabela, com 15 pontos (16 atrás do líder Atlético-MG), ainda não anima o comandante. Porém, ele vê a equipe no caminho certo para embalar e, enfim, brigar em alto nível com os primeiros colocados da competição nacional.

– Começamos a parar de perder, de tomar gol em casa, fora... Colocando pequenas metas, eu consigo 'incendiar' e cutucar o orgulho próprio dos jogadores, para que a equipe cresça na competição. Temos de recuperar o início que tivemos, estamos em um processo de recuperação atrasado. Subindo na tabela, vamos criar o tesão para chegar lá na frente. É uma fase de crescimento – analisou o treinador, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

A primeira vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro foi somente na sexta rodada, contra o arquirrival Palmeiras: 2 a 1, de virada, no estádio do Pacaembu. Até ali, utilizando os jogadores reservas na maioria dos jogos devido à disputa da Libertadores, o time acumulava quatro derrotas (contra Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Ponte Preta) e um empate (diante do Figueirense).

Sem conseguir repetir os onze titulares do Timão no Brasileirão, Tite acredita que, acima das trocas pontuais, seja essencial não alterar o esquema tático. Sob a ótica do treinador, problemas com o departamento médico e com as suspensões automáticas não permitem uma escalação constante. Nas rodadas iniciais, o mau desempenho dos reservas não agradou à torcida que, mesmo focada na inédita conquista da América, reclamou da falta de empenho dos jogadores.

– Inicialmente, foi por priorizar a Libertadores. Em um segundo estágio, é inevitável ter problema de lesões, cartões, momento técnico de um ou de outro jogador. O importante é manter uma equipe sem muitas trocas de sistema ou função, onde o técnico queira mais inventar do que organizar – completou.

O Corinthians enfrenta o Bahia no próximo domingo, às 16h, no estádio de Pituaçu, em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desta vez, Tite terá dois desfalques: o volante Edenílson, que fraturou o nariz e ficará 15 dias afastado, e o zagueiro Chicão, com um edema na coxa esquerda. Por outro lado, o meia Douglas, que marcou três gols nas últimas duas partidas em que atuou, está de volta após ficar fora da vitória sobre o Cruzeiro, na última quarta.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians